FALANGE MISSIONÁRIA NYATRAS
As Nyatras foram trazidas por Koatay 108, em abril de 1984, inicialmente compostas por sete ninfas Lua, para participação no 1º de Maio daquele ano.
Têm função específica na Estrela Sublimação (*), quando na condução do Santo Nono – as Esmênias e seus mestres – para os esquifes.
As Nyatras não podem participar do trabalho como Esmênias.
A Primeira Nyatra é a Ninfa Lua Jorgelina Henrique Bahia (Jojô), consagrada em 1.5.88, tendo como Adjunto de Apoio o Adjunto Trino Muray, Mestre Ademar, sendo os prefixos Nepia e Nepia-Ra.
Segundo instrução de Koatay 108, as Nyatras seriam somente ninfas do Templo-Mãe. Todavia, em reunião de março/99, os Trinos Presidentes Triada estabeleceram que a falange teria componentes dos Templos do Amanhecer, considerando a possibilidade de, no futuro, serem instaladas Estrelas de Nerhu em alguns Templos do Amanhecer.
Em suas origens, as Nyatras eram um número reduzido de religiosas que, com a ajuda do Cavaleiro da Lança Vermelha, levavam conforto às famílias das jovens que iam para o sacrifício, atualmente representadas pelas Esmênias.
Exceto para os cantos do Turigano e do Leito Magnético, onde apenas uma Nyatra faz emissão e canto, sempre a presença é de duas missionárias, no mínimo, em cada trabalho ou Sanday.
CANTO DA NYATRA:
SALVE DEUS! MEU MESTRE REINO CENTRAL, ESTAMOS A VOSSA MERCÊ. Ó, JESUS, CAMINHAMOS NA DIREÇÃO DA ESTRELA TESTEMUNHA, QUE NOS REGE NESTE UNIVERSO! CAMINHAMOS NA FORÇA ABSOLUTA DE DEUS PAI TODO PODEROSO. SOU ESCRAVA DO CAVALEIRO VERDE ESPECIAL! CONFIANTE NOS PODERES DIVINOS, EMITO O MEU PRIMEIRO PASSO PARA QUE O PODER DE NOSSAS HERANÇAS TRANSCENDENTAIS NOS CHEGUEM PARA A CONTINUAÇÃO DESTA JORNADA. E COM A LICENÇA DE VOSSA MERCÊ, PARTIREI SEMPRE COM - O -// EM CRISTO JESUS. SALVE DEUS!